RÁDIO WEB INESPEC CANAL 1

domingo, 4 de setembro de 2016

O conceito de plasticidade fenotípica.

Fórum Virtual – Temas transversais aplicáveis na prática.

Neste espaço vamos interagir dentro de uma proposta  de um Fórum Virtual  a ser implantado na página virtual destinada ao livro.

Vamos iniciar a discussão no fórum, que se torna um espaço colaborativo para discutir o conceito de plasticidade fenotípica. E compreender "genótipo & fenótipo". Vamos tentar inserir exemplos para discussão.

A base da teoria evolutiva durante o século XX foi à ideia de que mutações aleatórias no DNA levam a novidades fenotípicas que, por sua vez, são selecionadas através de seleção natural.

Conrad Waddington e a herança de caracteres adquiridos. 

Este cientista é parte de um movimento de estudiosos que uniu as ideias (representação mental) provenientes dos trabalhos de Mendel, que mostravam o padrão de herança dos alelos na determinação do fenótipo, e da teoria da seleção natural de Darwin.

Na década de 1940, surge Conrad Waddington, sugerindo que os organismos têm mecanismos para garantir que uma característica se forme apesar da variação ambiental e genética (um processo que ele chamou de canalização)

Esse pensamento passou a ser conhecido como síntese neo-darwinista (ou síntese moderna), onde se teoriza que  alterações nos alelos gerariam modificações nos organismos que então passariam pelos mecanismos de seleção.

Com  a evolução dos tempos, em particular o avanço nos conhecimentos de genética, os genes passaram a ser o centro destas discussões forçando a lógica de que  as mutações nas suas sequências, é  a grande força geradora de diversidade dos organismos.

Podemos sugerir que os estudos levados a termos passa a ideia de que graças a estes pensadores determinados neste seguimento, foi muito importante para a aceitação que temos hoje em dia sobre a teoria evolutiva.

Sabemos que as teorias abrem precedentes  para serem em alguns casos sujeitas as revisões metodológicas(de campo). Assim, podemos dizer  que  toda teoria abre espaço para revisões teóricas, e a teoria aqui citada não foi exceção, a necessidade de revisões foram percebidas ao longo da história, porém, o poder de convencimento da infalibilidade da teoria foi até certo ponto firmada.   Ressaltando-se  o fenômeno de canalização proposto por Conrad Waddington em 1942.


Nenhum comentário:

Postar um comentário